sexta-feira, junho 19, 2009

"Chocolate Quente"


Conta-se que um grupo de jovens licenciados, todos bem sucedidos nas suas carreiras, decidiram fazer uma visita a um velho professor da faculdade, agora reformado.

Durante a visita, a conversa dos jovens alongou-se em momentos sobre a crise, o imenso "stress" que tinha tomado conta das suas vidas e do seu trabalho. O professor não fez qualquer comentário sobre isso e perguntou se gostariam de tomar uma chávena de chocolate quente.

Todos se mostraram interessados e o professor dirigiu-se à cozinha, de onde regressou depois de alguns minutos, com uma grande chaleira e uma grande quantidade de chávenas, todas diferentes - algumas de fina porcelana, outras de rústico barro, ou simplesmente de vidro ou cristal, umas com aspecto vulgar e outras elegantes, mas caríssimas.

O velho professor disse aos jovens para se servirem à vontade. Quando já todos tinham uma chávena de chocolate quente na mão, disse-lhes:

- Reparem como todos escolheram as chávenas mais bonitas e dispendiosas, deixando ficar as mais vulgares e baratas... Embora isso seja normal, que cada um pretenda para si o melhor,
é isso a origem dos vossos problemas e "stress". A chávena por onde estais a beber não acrescenta nada à qualidade do chocolate quente. Na maioria dos casos é apenas uma chávena mais requintada e algumas nem deixam ver o que estais a beber. O que vós realmente queríeis era o chocolate quente, mas centrastes conscientemente a vossa atenção nas melhores chávenas...

Enquanto todos confirmavam, mais ou menos embaraçados, a observação do professor, este continuou.

- Considerai agora o seguinte: a vida é o chocolate quente; o dinheiro e a posição social são as chávenas. Estas são apenas meios de conter e servir a vida. A chávena que cada um possui não define nem altera a qualidade da vossa vida.


Por vezes ao concentrarmo-nos apenas na chávena, acabamos por nem apreciar o chocolate quente que Deus nos ofereceu.
As pessoas mais felizes nem sempre têm o melhor de tudo, apenas sabem aproveitar ao máximo tudo o que têm. Vivem com simplicidade. Amai generosamente. Ajudai-vos uns aos outros com empenho. Falai com gentileza.



Sobretudo, apreciai o vosso chocolate quente!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Leave shining words :) *